Título do Projeto
O Mundo do Encantamento: da leitura
deleite à leitura crítica.
A partir da formação do PNAIC (Pacto
Nacional de Alfabetização na Idade Certa), pensando no simbolismo
trazido pela representação das narrativas, as professoras tem
compartilhado experiências de narradoras através de leituras
deleite.
Alunos em idade regular, moradores do
bairro Canudos na cidade de Novo Hamburgo. Os encontros são
realizados diariamente através de atividades em sala de aula,
através de espaços específicos de mediação de leitura, pois há
um acervo disponibilizado pelo MEC, por meio do Pacto Nacional de
Alfabetização na Idade Certa, localizados em uma minibiblioteca em
sala de aula. Esperamos contribuir para a formação de leitores
críticos, pesquisadores e pré-dispostos a leitura.
A partir do acompanhamento da trajetória
das turmas do ano de 2012-2013 percebe-se um despertar para o
encantamento do mundo da leitura, pois ao concluírem as atividades
propostas em sala de aula buscam ocupar seu tempo de aguardo lendo.
Objetivo Geral:
Apropriar-se da relação entre escrita,
leitura e a oralidade, evidenciando a função social desse processo
através de práticas cotidianas que possibilitem o envolvimento o
envolvimento, a pesquisa, a curiosidade e a assimilação do código
da escrita.
Objetivos Específicos:
- Apropriar-se de uma postura leitora, através da prática diária de “Leitura Deleite”
- Ler a Obra de Arte e produzir a releitura de uma obra específica.
- Desenvolver os processos alfabetizatórios a partir de Literatura Infantil e de divulgação científica.
- Realizar produção escrita e leitura dinamizada através do laboratório de Informática.
- Delinear a função social do letramento linguístico.
- Classificar e produzir os gêneros textuais.
- Relacionar as vivências lógico-matemáticas do cotidiano dos indivíduos, com os processos de letramento estruturados na instituição escolar.
- Aprimorar as noções espaciais expressivas e de relacionamento social através das músicas trabalhadas em sala de aula.
Justificativa:
Considerando a importância do processo de
letramento para a inclusão dos sujeitos alunos na sociedade letrada
por meio do projeto O Mundo do
Encantamento: da leitura deleite à leitura crítica, a
partir do qual se considerou os seguintes aspectos.
Estando os alunos convivendo diariamente em
espaços letrados, a relevância social deste projeto se aporta em
oportunizar metodologias diversas através da utilização da
biblioteca, do laboratório de informática e a quadra esportiva da
escola.
Levando em consideração a falta de
oportunidade culturais e educativas no bairro em que essa comunidade
está situada, estes espaços oferecidos pela escola tornam-se uma
“janela” para o mundo, buscando desenvolver habilidades e
potencialidades para o enfrentamento dos desafios eminentes.
Pensando na questão da formação
continuada oferecida aos professores da rede municipal pelo PNAIC
(Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) e a formação
específica de cada um, aponta-se a relevância científica deste
projeto. Aporta-se em pesquisar e desenvolver metodologias mais
adequadas aos processos alfabetizatórios, por meio de instrumentos
de coleta de dados qualiquantitativos.
Metodologias
Considerando o início da utilização do
caderno, como meio de registro diário, procuramos explorar de
maneira lúdica as músicas: “O Caderno” de Toquinho e Chico
Buarque e “Linhas e Letrinhas” do grupo Palavra Cantada.
No LIE (Laboratório de Informática
Educativa), assistimos os desenhos animados chamados: “De Onde
Vem?- o papel e o livro” produzido pela TV PinGuim. Na revista de
divulgação científica “Ciência Hoje para Crianças”, ano
20/176- pag. 2-6, o texto: “A História do Caderno” foi abordado
como forma de conhecimento geral e curiosamente fazendo um link com a
música já trabalhada em aula.
Como propósito de desmistificar os anseios
sobre o processo de aquisição do código escrito, trabalhamos o
livro “Eu sou Muito Pequena para a Escola” de Lauren Child, do
qual realizamos diariamente a leitura de pequenos trechos a fim de
abordar e produzir gêneros textuais¹
variados como contos, cartas,
bilhetes, literatura infantil e oralidade.
Repensando o conhecimento do corpo através
de uma releitura da história trabalhada, confeccionamos em grupo uma
estrutura corporal expositiva que abordou a relação de
lateralidade, de medida e identificação de partes do corpo.
O gênero poético teve maior ênfase neste
projeto por apresentar uma estrutura mais acessível e lúdica
facilitando assim a produção pelos alunos. Do livro: “Um Poema
Puxa o Outro” de José Paulo Paes, (pag. 9) trabalhamos diariamente
cada letra em específico buscando compreender sonora e de
nomenclatura em sua grafia maiúscula e minúscula.
Buscou-se coletivamente a produção oral e
o registro coletivo de estruturas poéticas a partir das palavras
relacionadas com a letra. Paralelamente realizou-se a leitura deleite
de alguns poemas do livro “Alfabetário” de José de Nicola.
Através do programa educacional Gcompris,
no LIE, exploramos a produção escrita e a leitura através de um
chat interno entre os alunos da turma o que possibilitou a
interpretação escrita espontânea com o objetivo e de evidenciar o
seu uso social e a leitura dinamizada.
Sejam bem vindos a conhecer as produções
dos segundos anos das turmas de 2013 disponíveis no blog:
http://2anosalgado.blogspot.com.br.
Na aula do dia 17 de junho, através da
postagem no blog os alunos conheceram como podemos abordar a inclusão
pelas Artes Plásticas, desenvolvida pela APBP (Associação de
Pintores com a Boca e Pés) .
Com as obras realizadas a montagem de
quebras-cabeças, desenvolvidas pelas professoras a partir de imagens
de pinturas retiradas do site: http://www.apbp.com.br/.
Pensando na releitura do conjunto da obra
propomos aos alunos uma produção plástica vivenciando a
experiência de não usar as mãos. Estas obras farão parte da
exposição da Mostra Multicultural promovida pela Secretaria de
Educação. Buscando a integralidade do grupo as obras serão
apresentadas no formato “Concha de Retalhos”.
Experienciando as limitações do corpo
através de uma atividade física propondo-se que os alunos realizem
uma caminhada na qual devem guiar o colega que estará com um óculos,
que terá um pequeno orifício, dificultando assim a visão, por sua
vez o aluno que conduz a caminhada terá uma contenção nos
tornozelos para dificultar a caminhada. Proporcionando assim a
experiência de empatia ao se colocar em uma situação de inclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário